Eu nem ia postar nada hoje, mas vi uma coisa que me chamou a atenção e resolvi escrever.
Estava eu procurando no google dicas sobre como usar saia longa e me deparei com esse blog Maria Rosa onde a autora prega o não uso de calças por mulheres entre outras cositas más.
Olha... poucas coisas que leio na internet conseguem me surpreender ou chamar minha atenção, mas hoje eu descobri que esse blog teve o poder e não foi para o lado positivo.
O blog até tem alguns posts em que achei dicas interessantes (a maioria sobre coisas de casa), mas num contexto geralzão fiquei me pergunto em que década essa autora acha que está.
Coisas como mulheres não devem usar calças, mulheres não devem trabalhar e sim viver para os filhos e a casa, mulheres tem que estar sempre "arrumadinhas" (grifo meu) para agradar a seus maridos, entre outras conseguiram chamar minha atenção. Os textos são bem escritos e ela é muito polida em suas colocações, mas... tsc tsc tsc muita coisa ali que não deu pra engolir direito.
Engraçado também que pouco vi de textos próprios, em geral são traduções e cópias de textos alheios (a proposta no prólogo é essa mesma), dá impressão que não há muito a dizer ela própria, apenas concordar com o que outros disseram.
É aquela velha história, a internet ta aí para que cada um escreva sobre o que bem entender, lê se quiser, eu li e estou agora escrevendo minha opinião sobre o que vi, enfim...
Acabo de assimilar um "novo" sentido para a palavra modéstia e mais ainda para a "imodéstia" (se é que isso realmente existe).
Sou católica (e prático minha religião), mas não parei no tempo como eu vi essa senhora descrever muitas coisas e usar o embasamento religioso para justificar suas idéias. Interessante que praticamente todos os links e cartas a que ela faz referência são anteriores a 1960. Óbvio que àquela época o habitual seria aquele tipo de comportamento, agora querer dizer que quem não se adéqua à ele está sendo contra a igreja, a moral e os bons costumes, pra mim já é um pouquinho demais.
Posso até estar sendo injusta e meio cruel com esse meu post, mas é que pra mim fanatismo é o Ó em TODAS as religiões. Sou absolutamente contra qualquer tipo de fanatismo. Definitivamente.
Ow lord. Tô bege!
PS: não é nada pessoal com a autora especificamente (ou talvez seja, sei la), mas calhou de achar o blog dela e não de outro, por isso usei como exemplo sobre ser contra fanatismos.