09 fevereiro, 2012

Liberdade de expressão é para os fracos

É... ontem eu fui surpreendida por uma polêmica "internetística". Depois de 6 anos, um post que eu fiz a respeito de uma consulta (na qual fui muito mal tratada diga-se de passagem) ainda repercutia e gerava comentários dos mais diversos.
Apesar das dezenas de opiniões contrárias (e até agressivas), algumas foram favoráveis à minha colocação, mas o que mais me chamou atenção foi uma que se referia à Liberdade de Expressão assegurada pela CF/88, desde que vedado anonimato. Pois bem, eu fiz meu post, exerci meu direito constitucional de expressar a minha opinião a respeito do médico e da sensação que tive durante a consulta e coloquei meu nominho la, assumindo a responsabilidade sobre o que estava dizendo. Pra minha surpresa, 90% dos comentários que me foram deixados que eram necessariamente grosseiros e agressivos estavam com taxa de anônimo e sem nenhuma identificação. Falaram até que o tal médico deveria me processar por falar mal dele na internet. Detalhe que não falei nenhuma mentira, apenas a impressão que tive, que era verdadeira, a minha opinião. Em momento algum foi questionado o brilhantismo ou qualquer uma das mil e uma vidas que ele por ventura tenha salvado, falei apenas da impressão ruim que tive sobre ele e a consulta. Daí eu pergunto, se ele poderia me processar por divulgar a minha opinião, não poderia eu tbem querer processar todos os que me ofenderam em comentários?!!??! Pois é, talvez até podesse, mas como se declararam anônimos, não terei a chance (apesar de não fazer nenhuma questão).
Mas é assim mesmo, mais fácil do que falar o que pensa e assumir o que diz é agredir os outros escondido atrás de uma tela de computador. Isso sim é fácil pra caramba.
E por fim, para evitar ainda mais confusão resolvi tirar o tal blog do ar (mesmo pq não o atualizava desde 2006). Podem até dizer que é covardia da minha parte não continuar com ele aberto para as milhares de pessoas que venham a pesquisar o nome do tal médico (que, aliás, não irei divulgar novamente para continuar preservando-me de aborrecimentos) terem mil e uma razões para se manifestarem contrárias ou favoráveis (não me interessa), mas, porém, contudo, entretanto, todavia, como diria o Sr. Jaiminho, prefiro evitar a fadiga, mesmo porque já tenho coisas demais pra me preocupar no mundo.
E tenho dito!

Um comentário:

Luana disse...

Eu vejo hoje uma inversão de valores tremenda. A liberdade de expressão tem sido tolhida com ameaças.
você fala o que você pensa, da sua opinião - não li o texto, mas tenho certeza de que foi na base da argumentação - e dai recebe um monte de comentários te ofendendo e ameaçando.... E o que você - a gente - faz? Tira nossa opinião do ar... Quando deveria ser o contrario, nao eh?

Eu quase parei com o blog por causa de algo assim... disse minha opinião, argumentei, dei exemplos e fui xingada pela internet - twitter, especialmente. Isso em deixou tao mal, mas sabe... não sou eu quem tem que se esconder... são aqueles que usam a intimidação.

Argumentos se rebatem com argumentos, nao com ameacas, nao eh mesmo?